Projeto de energia renovável nos espaços públicos de Giruá

Em parceria com a Metalúrgica Fratelli, foi assinada intenção de investimento em estudos de viabilidade de instalação de fontes de energia limpa.

Projeto de energia renovável nos espaços públicos de Giruá

Em parceria com a Metalúrgica Fratelli, foi assinada pelo Prefeito Fabiam e pelo representante legal da empresa Moacir Locatelli intenção de investimento em estudos de viabilidade de instalação de fontes de energia limpa para os locais públicos de Giruá. A assinatura ocorreu em Painel de Desenvolvimento Regional, com presença do Deputado Eduardo Loureiro, na sexta-feira (27) na 13ª ExpoGiruá.

No documento, o Executivo Municipal se comprometeu de organizar agenda de difusão de conceitos sobre o assunto entre a comunidade, e também de ações voltadas para a produção de energia eólica e solar no município. O investimento chegará a aproximadamente R$100 mil, para que se possa assegurar a viabilidade de alimentar parques, praças, escolas e unidades de saúde com energia sustentável.

A Metalúrgica Fratelli, em correspondência, assumiu compromisso de compartilhar conhecimentos e tecnologias com o município. Instalou gratuitamente no Parque da 13ª ExpoGiruá seis torres demonstrativas para que, desta forma, a população tivesse ilustração da intenção do Governo Municipal com a geração de energia eólica e solar.

Na próxima semana, inicia os preparativos para aplicação do projeto. Serão feitas reuniões para recebimento de informações técnicas, visitas a empresas e órgãos públicos, pesquisas de mercado, elaboração de projeto executivo, e análise de resultados nos projetos pilotos.

Os projetos pilotos serão instalados no Parque Elso Pilau, no Ginásio Elias Saffi e na Praça Aládio Ferreira. As torres anteriormente instaladas no Parque Olmiro Callai para a 13ª ExpoGiruá, pretendem ser transferidas para a Área Verde, em virtude da sua localização abaixo das terras da maior parte do município. Desta forma, poderão ser analisadas com mais garantia as possibilidades da luz e do vento em Giruá serem suficientes para a geração de energia.

“Queremos suprir a necessidade de energia em lugares públicos com energias limpas e alternativas. E através de experimentos nas áreas mais baixas da nossa área urbana, teremos a certeza de viabilidade dessas energias em outros pontos importantes do nosso município. Não é apenas uma questão de reduzir gastos, mas também de pensar em sustentabilidade”, ressaltou o Prefeito Fabiam.

Segundo o planejamento do Governo Municipal, espera-se que até dia 20 de junho seja tomada a decisão final acerca da viabilidade na geração de energia renovável em Giruá, bem como o custo-benefício da mesma. A expectativa é que Giruá seja um município com potencialidades para a efetivação do projeto.