Governo Municipal realiza pré-seleção para Programa Meu Lar

Governo Municipal realiza pré-seleção para o Programa Meu Lar

Nos dias 5 e 6 de março foram realizadas reuniões de trabalho para a pré-seleção dos beneficiados pelo Programa Meu Lar. A comissão, formada pelo Prefeito Fabiam Thomas, o Vice-Prefeito Elton Mentges, a Secretária Municipal de Promoção Humana, Carolina Konzen Thomas, o Presidente da Câmara de Vereadores, Andrei Schnorr dos Santos, o Presidente do Conselho Municipal de Habitação, Elvio Bidal Garcia, a equipe técnica da Casa da Família e assessoria jurídica, reuniu-se no Gabinete do Prefeito para analisar as inscrições e selecioná-las conforme os critérios estabelecidos previamente em edital.

O Programa Meu Lar, lançado em janeiro desse ano, tem por objetivo a construção de 250 moradias no município de Giruá, sendo que 150 serão urbanas, dividas em modalidades para pessoas com e sem terreno, e 100 rurais. Foram mais de 500 inscritos sendo que apenas 337 pré-candidatos apresentaram toda a documentação necessária e tiveram seus pedidos deferidos.

A pré-seleção dos beneficiados obedeceu um sistema de cotas e de pontuação estabelecido pelo Programa. Além da livre demanda, foram observadas cotas mínimas de garantia a grupos de idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais, integrantes do Programa Giruá Sem Miséria e jovens casais.

A pontuação cumulativa atendeu a sete critérios, sendo que os candidatos com maior número de pontos foram classificados. Os critérios criados pela equipe técnica do Programa, baseados em legislação municipal e federal, foram: integrar o Programa Giruá Sem Miséria; residir em área de preservação permanente, área de risco ou estar desabrigado; mulher como única responsável pela unidade familiar; famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais; idoso como responsável pela família; jovens casais (na forma do edital); número de pessoas que moram juntas e dependem da renda familiar. Cada item possui uma pontuação específica que somados não ultrapassam os 100 pontos. Em caso de empate, uma avaliação técnico-social (que envolve dados como renda e número de dependentes) foi usada como critério de decisão.

A previsão é que para o início da próxima semana os nomes dos pré-selecionados sejam conhecidos. Depois dessa etapa municipal, as inscrições dos pré-selecionados serão encaminhadas para auditorias na Crehnor, na Caixa Econômica Federal e, por fim, no Ministério das Cidades, em Brasília, de onde virá a lista definitiva dos beneficiados.