8ª edição da Festa do Butiá é encerrada com sucesso

8ª edição da Festa do Butiá é encerrada com sucesso
- Com grande saldo positivo nessa edição, o Governo Municipal já planeja os próximos anos do evento -

Após quatro dias de muitas vendas, interação com a comunidade e cultura, a 8ª edição da Festa do Butiá foi encerrada com sucesso no último domingo, 16 de março. Estima-se que mais de 10 mil pessoas passaram pela Praça Aládio Ferreira para visitar os estandes e acompanhar os shows culturais que aconteceram durante o final de semana.

Hoje, a fruta símbolo do município viabiliza uma considerável cadeia produtiva, envolvendo e gerando renda diretamente a mais de 500 pessoas. Somente na Festa, que contou com 70 expositores giruaenses dentro do artesanato e da gastronomia, em dados extra-oficiais, as vendas ultrapassaram os 140 mil reais.

A Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert, que também presidiu a 8ª edição do evento, garante que para o Governo Municipal, o mais importante é o expositor giruaense, pois é nele que está o foco da Festa. Isso fica claro uma vez que, nesse ano, foram investidos mais de 70 mil reais para oportunizar a esses trabalhadores essa vitrine regional e estadual que é a Festa do Butiá.

Nesse sentido, o Prefeito Municipal Fabiam Thomas reafirma o desejo do Governo de continuar valorizando a cultura local, com novas edições a cada ano, sempre gratuitas e bem programadas: "manteremos a gratuidade na Festa, tanto para quem expõe, como para quem visita. Trata-se de investimento, e não de despesa.". O Vice-Prefeito e Secretário Geral de Governo, Elton Mentges, reiterou esse desejo afirmando que todo o grupo que trabalhou para realizar o evento estava unido em prol do município. Além disso, salientou que o objetivo agora é reforçar esse trabalho, consertar falhas e pensar em inovações, já visando a 9ª edição do evento.

O encerramento contou com um sorteio entre os artesãos que tiveram seus artigos escolhidos para fazer parte da Coleção Giruaense de Artesanato. Foram sorteados 500 reais que serão revertidos em produtos para serem usados em seus trabalhos, a fim de incentivar a produção, a participação e a inovação por parte desses artistas do butiá. Os agraciados foram: com 100 reais em produtos, Clari Manjabosco, Cleusa Diesel, Neuza Zimpel e com 200 reais em produtos, João Ramires.

A Festa do Butiá, que nesse ano teve patrocínio do Banrisul e da Câmara Municipal de Vereadores, está se tornando cada vez mais tradicional na região e no estado, atraindo olhares e provando para todos que Giruá possui muito potencial e que a comunidade está preparada para explorá-lo da melhor forma possível.