Prefeitura concede aumento e vantagens a Servidores Públicos

Prefeitura concede aumento real e vantagens aos Servidores Públicos

Em meio as atividades de descentralização do Governo Municipal, no último dia 14 de abril, no Bairro Morada do Sol, foi divulgada pessoalmente pelo Prefeito Fabiam Thomas a política de valorização dos servidores públicos municipais para o ano de 2014, e remetido, no mesmo dia, o Projeto-de-Lei para apreciação da Câmara de Vereadores, de modo a cumprir com os prazos previstos em Lei. O reajuste anunciado foi de 10% nos vencimentos dos servidores ativos e aposentados, sendo o maior índice dentre os mais de 50 municípios das regiões das missões e do grande santa rosa. O índice foi composto pela reposição salarial (7,3% - IGPM), com o acréscimo de 2,7%, superando a meta inicialmente estabelecida.

Outras importantes medidas também foram anunciadas pelo Prefeito Municipal. Haverá a consolidação das leis que regem o serviço público municipal, para melhor compreensão e correção de distorções de interpretação. Da mesma forma, houve a confirmação, com prestação de contas do estágio do processo de contratação de empresa que realizará em 2014 o concurso público para diversos cargos. Tais pedidos atendem a pauta entregue pelo Sindicato dos Municipários, através do Presidente Luciano Machado, que construiu em conjunto com a administração o conjunto de medidas em favor dos servidores públicos municipais. O Secretário de Administração Jarbas Felício Cardoso destacou a importância da priorização da valorização dos servidores, e do equilíbrio na gestão pública capaz de gerar condições econômicas para deflagrar um plano de vantagens tão abrangente e positivo.

O Prefeito Municipal apresentou o balanço de todos os benefícios já lançados em favor dos servidores municipais desde 2009, tais como a transformação da cesta básica em cartão alimentação, permitindo a aquisição dos produtos no comércio local e respeitando as necessidades de cada família; a ampliação da licença gestante; a concessão de um mês adicional de licença aos servidores que não contabilizarem mais de 10 faltas em 5 anos; a própria reclassificação dos menores padrões salariais, onde categorias receberam entre 100% e 150% de aumento; a criação do adicional escolaridade, valorizando em até 22% o salário dos trabalhadores que obtiverem graduação maior do que o cargo exige;dentre outras vantagens. Fabiam Thomas atesta que "sem o servidor público municipal valorizado é impossível obter rendimento na prestação de serviços. Destaco como totalmente positiva a ação do Sindicato dos Municipários, através do Presidente Luciano, Tesoureiro Valmir e de toda a diretoria, onde nas mais de 10 reuniões realizadas repassamos a realidade sobre a situação financeira de Giruá, demonstrando que há equilíbrio nas contas, mas sem sobras, e que uma concessão generosa de vantagens aos funcionários dependia do fortalecimento de uma parceria, onde todos precisam se engajar na luta por economia nas despesas, conservação do patrimônio público, da frota de veículos, energia elétrica, etc, bem como na manutenção de índices satisfatórios de rendimento. Fizemos um pacto, quando anunciamos as vantagens, e acreditamos totalmente na participação ativa dos servidores e do Sindicato, em respeito a este pacote de vantagens única em nossas regiões. Mas os servidores merecem a valorização permanente, e desde 2009 demonstramos que o Governo Municipal é grato, mas também é fiel aos seus colaboradores, e assim será até dezembro de 2016, quando encerra a nossa missão frente ao Executivo".

O Prefeito Municipal anunciou também o aumento do cartão-alimentação, que passa de R$ 90,00 para R$ 120,00, destacando que este acréscimo de mais de 30% refletirá diretamente no comércio local, pelo aquecimento nas vendas. Hoje, são quase 500 famílias beneficiadas com o cartão-alimentação, 100% a mais do número registrado à época em que os servidores recebiam os alimentos in natura.

Para finalizar, uma demanda histórica foi confirmada pelo Governo Municipal: a redução da jornada de 44h para 40h semanais, no prazo de 60 dias. Dezenas de servidores se enquadram no regime que inclui o trabalho aos sábados, diferentemente de outras categorias, que trabalham em regimes de 40h e 35h, conforme leis criadas no passado. Nos meses de abril e maio, as Secretarias irão refazer o planejamento diário e montar planos de adaptação a nova regra. A justificativa é que geralmente os servidores de menor padrão salarial obrigavam-se a cumprir as maiores jornadas de trabalho, o que não é aceitável. Com a medida, corrige-se a distorção e garante um maior equilíbrio e justiça na relação de trabalho na esfera pública.