Giruá atento ao incremento da oferta de internet na Região

Giruá presente em encontro voltado ao incremento de oferta de internet na Região

Foi realizada, no dia 14 de maio, em Santa Rosa, reunião voltada para o aumento da oferta de internet na macro região noroeste, considerando a existência de rede de fibra ótica na subestação de energia elétrica da Eletrosul, localizada em Santo Ângelo.

A Eletrosul e a Procergs, que estavam presentes no encontro, pretendem disponibilizar a criação de Infovias, para que as redes de fibra ótica ingressem nas áreas urbanas do Município e passem a abastecer os órgãos públicos com internet de qualidade e a custos reduzidos. O excesso de sinal, que por ventura venha a ser verificado, poderá ser disponibilizado a provedores locais particulares, os quais, por sua vez, deverão comercializar com a população dos municípios beneficiados.

Os maiores municípios da macro região serão beneficiados com telecentros de informática. E a partir desta instalação dos equipamentos, com a contrapartida das Prefeituras, será possível iniciar o processo de fornecimento de internet, pela Procergs, através das chamadas Infovias. Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí, São Luiz Gonzaga e São Borja, foram anunciados como destinatários dos telecentros.

A rede de telecom da Eletrosul, própria e compartilhada, que tem permitido ações de inclusão digital no Sul e Mato Grosso do Sul, tem mais de 10 mil quilômetros de fibras ópticas. Para atender os telecentros anunciados vai utilizar o sistema de comunicação óptica de alta capacidade da Eletrosul, que tem 80 gigabits por segundo (Gbps), cada unidade deverá ser atendida com links de até 150 megabits por segundo (Mbps) fornecidos pela Eletrosul.

A audiência foi assistida pelos Secretários Municipais Jarbas Cardoso e Ernani Lausmann e pelo assessor Ricardo Jurenick. As informações transmitidas pela Eletrosul e pela Procergs podem marcar o início da ampliação dos serviços de internet em nossa região por parte de empresa pública, já que, atualmente, tais serviços são obtidos a partir de contratos com empresa privada.