Conheça alguns dados da prestação de contas semestral do Governo Municipal

Nessa matéria detalhamos alguns dos dados da prestação de contas apresentada pelo Prefeito Fabiam na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.

Na prestação de contas realizada pelo Governo Municipal na Câmara de Vereadores no início dessa semana vários dados relevantes sobre a gestão do município foram apresentados. Dezenas de obras em andamento ou já executadas e balanço de todas as Secretarias formaram um extenso documento que foi detalhado na ocasião pelo Prefeito Fabiam Thomas.

Confira alguns desses dados do balanço do primeiro semestre de 2014 nessa matéria. Vale lembrar que pelo volume de informações existente aqui foram destacadas apenas as principais ações desse período.

Dentre as ações já executadas, entregues ou inauguradas estão: Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Rita, no valor de 300 mil reais, Reforma na UBS do Bairro Hortêncio (50 mil), Ginásio de Esportes Escola José João Bisognin (189 mil) e Reforma na Sede do Congir (40 mil). Também foram entregues para a Saúde  uma van (125 mil)  um Carro (30 mil). A Secretaria de Desenvolvimento Rural recebeu uma motoniveladora, uma retroescavadeira e um caminhão, no valor de 1 milhão de reais. Também foi realizada uma operação tapa-buraco nas ruas da cidade (60 mil) e confirmado o contrato com a Corsan para rede de água e esgoto (36 mil).

Já entre as ações que estão em andamento, em fase de licitação, contratação ou até mesmo construção encontram-se: nova Praça Aládio Ferreira, revitalização do Condomínio e Área Industrial, no valor aproximado de 1 milhão de reais, pavimentação asfáltica das Ruas Guarani e Athaíde Pacheco Martins (1 milhão e 500 mil), Construção das Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Hortêncio, Leimann e Santo Antônio (408 mil reais cada uma), Reforma da Unidade Básica de Saúde do Barro São José (110 mil reais), Reforma do prédio do CAPS (34 mil), Construção da Nova Escola Batista (mais de 900 mil), da Escola Agrícola São Miguel Arcanjo (980 mil) e também da Escola de Educação Infantil do Bairro Leimann (mais de 1 milhão), Loteamento Nova Esperança com 40 residências (1.5 milhão), Revitalização do Parque Integrado Elso Pilau (75 mil), ampliação da rede de energia elétrica (85 mil), tubulação entre as avenidas Bento Gonçalves e Coronel Bráulio de Oliveira (90 mil) e a Quadra Poliesportiva da Escola São Pedro. Ainda dentre as ações em andamento, destaca-se o Programa Meu Lar, que ofertou 200 habitações e já realizou a segunda reunião do grupo. Além disso, vários outros projetos vem sendo executados, como o Projeto Viva Leve, o Programa Conversando com o Idoso, o projeto de valorização dos servidores municipais (incluindo um aumento salarial de 10%) e os programas de aproximação da comunidade com o governo, como a Descentralização.

Além das obras e ações de maior vulto conquistadas pelo Governo Municipal nesse semestre, deve-se salientar que o trabalho de gestão de todas as outras áreas do município continua funcionando todos os dias. Para exemplificar isso, pode-se citar dados como o da Secretaria de Promoção Humana que realizou 4 mil atendimentos a crianças, adolescentes e idosos no semestre e distribui 7.500 pães semanalmente. Já a Secretaria de Saúde prestou 25.587 atendimentos médicos e 15.599 atendimentos de enfermagem e deslocou 3.357 pacientes para consultas e procedimentos em outros municípios. A Secretaria de Educação e Cultura atende, na rede municipal de ensino, 1.421 alunos aos quais disponibiliza merenda, totalizando 4.308 refeições diárias, além de 34 roteiros de transporte escolar que somam 3.601 quilômetros diários. Além de todo o serviço prestado com a expedição de documentos, PROCON e alistamento militar, a Secretaria de Trabalho e Cidadania ofereceu 110 vagas de emprego no período das quais 106 foram preenchidas por meio dela e disponibilizou 420 vagas em cursos de qualificação profissional. Nesses seis meses também, a Secretaria de Desenvolvimento Rural somou 4.200 horas-máquina de trabalho, recuperando 32 pontos do interior do município.

Esses são alguns dos inúmeros dados referentes ao primeiro semestre de 2014 apresentados a comunidade na Sessão Ordinária da Câmara e que representam parte do intenso trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo Municipal em Giruá.