Executivo e Legislativo Municipal realizam audiência pública

O objetivo do encontro foi tratar de dois principais assuntos: animais abandonados e mobilidade urbana.

O Legislativo e o Executivo Municipal reuniram-se em audiência pública na última quarta-feira, 13 de agosto, na sede da Câmara para discutir proposições feitas por alguns vereadores de Giruá.

Um bom número de giruaenses participou da audiência que foi coordenada pelo Presidente da Câmara Andrei Schnorr dos Santos e contou com a presença de vereadores de todas as bancadas, do Prefeito Fabiam Thomas, do Vice-Prefeito Elton Mentges e de Secretários Municipais que trataram principalmente de dois grandes assuntos.

A primeira pauta foram os animais abandonados nas ruas do município, que são grande número e preocupam quem trabalha com proteção animal e a comunidade. O Governo Municipal em parceria com a Câmara de Vereadores já estava estudando uma solução para esse assunto, amadurecendo ideias, visitando locais, contatando empreendedores e buscando informações. O Prefeito Fabiam Thomas salientou que por ser um assunto muito novo, poucos municípios possuem uma estratégia para melhorar essa questão e em locais de pequeno e médio porte a dificuldade de criar uma é ainda maior, mas que os trabalhos para encontrar uma solução segura e viável para esse problema serão intensificados.

Já em um segundo momento, o tema das discussões foi a mobilidade urbana, tratando principalmente de possíveis melhorias para o perímetro central da cidade. Alguns dos pontos abordados foram: vagas para estacionamento, tráfego de caminhões no perímetro urbano, carga e descarga de produtos e ocupação de áreas por ambulantes e vendedores.

Várias propostas foram apresentadas e hipóteses pensadas em torno deste tema, porém, por ser complexo e envolver toda a estrutura do centro da cidade e, em consequência, todos os munícipes, foi decidida a criação de uma comissão para apresentar uma proposta final. Essa comissão contará com 5 integrantes, sendo um representante do Executivo, um do Legislativo, um do Conselho Municipal de Trânsito, um da Polícia Militar e um da sociedade civil. O objetivo é que a primeira reunião seja realizada na próxima semana, para posterior apresentação de uma ideia a ser aprovada e testada durante um período. Novas audiências deverão ser marcadas e a comunidade será avisada e convidada a participar.