Bairro São José sedia o Programa de Descentralização de Governo

A sexta etapa foi realizada nas dependências da Escola São Pedro, no Bairro São José

A apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro abriu os trabalhos da 6ª etapa do Programa de Descentralização do Governo. O Bairro São José se tornou a sede oficial do município ao longo do dia 6 de novembro, quando todas as Secretarias transferiram suas sedes para o local.

O Vice-prefeito Elton Mentges que também coordena a Secretaria-Geral de Governo, que é a responsável pela realização desse ato, afirmou que é sempre interessante ir ao encontro da comunidade para ter uma ideia de como os serviços são recebidos e entendidos por ela. Ele considera ainda que é obrigação dos governantes pensar em novas formas de democratizar o exercício da Administração Pública.

Dentre os trabalhos que estão em andamento e foram visitados no Bairro São José está a cobertura da quadra poliesportiva localizada ao lado da Escola São Pedro. O Prefeito Fabiam Thomas e a Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert estiveram no local que está com 58% das obras concluídas e cumpre o prazo do cronograma estabelecido.

A entrega desse espaço de desporto e lazer à comunidade está prevista para o início do próximo ano letivo, já que o serviço está em fase de conclusão. O Prefeito afirmou que foram investidos quase 200 mil reais em uma edificação de qualidade e que está analisando a possibilidade de atender os pedidos de fechamento das laterais da estrutura para que, no futuro, ela seja transformada em um Ginásio Poliesportivo com quadra, arquibancadas e salas de aula.

Outra obra de grande importância que vem sendo concretizada é a reforma completa do PSF 1 também localizado no Bairro. O Prefeito, acompanhado do Vice Elton Mentges, do Secretário de Obras Márcio Silva e da Secretária de Saúde Raquelli Menin, visitou o prédio que está ganhando novo aspecto, com espaços mais amplos e adequados para o atendimento em saúde. Essas melhorias devem ser inauguradas em janeiro, dentro das comemorações de 60 anos do município.

Além dessas, vale destacar o início dos trabalhos do Projeto de Saneamento Básico criado pela Secretaria de Promoção Humana, que está proporcionando materiais e, em muitos casos, mão de obra para garantir melhorias na qualidade de vida dos moradores, com a cobertura de fossas, por exemplo. Em todo o município cerca de 40 famílias serão beneficiadas por esse investimento que gira em torno de 20 mil reais. Durante a tarde, a Secretária Silvane Figueiredo esteve com o Assistente Social Silmar Dutra na casa de um dos beneficiários para acompanhar o serviço.

Ainda entre as atividades da Descentralização, esteve a visita à Igreja Gideões Missionários, com o Pastor Paulo Antônio dos Santos, que teve o pedido de mudança no tipo de estacionamento em frente a capela da sua comunidade, transformando-o em oblíquo, aceito.

Afora as vistorias, dezenas de atendimentos e encaminhamentos foram realizados, além da entrega de mudas, pesagem e medição de pressão, cortes de cabelo e palestra para os alunos. O Programa de Descentralização continuará indo até os bairros e distritos do município sempre levando os serviços do Governo Municipal para mais perto da população.