Conheça a programação de aniversário dos 60 anos de Giruá

No próximo ano, o aniversário da emancipação político-administrativa do município irá além da cerimônia com o já tradicional bolo de vários metros compartilhado com a comunidade giruaense. Em evento realizado na noite da quinta-feira (6), voltado para a imprensa e entidades parceiras, o Governo Municipal lançou a extensa programação que marcará os 60 anos de Giruá. O principal objetivo com esses eventos, planejados para o último bimestre desse ano e primeiro trimestre de 2015, é realçar a cultura do município, apresentando suas riquezas e potencialidades. Serão cinco eixos norteadores de todas as atividades propostas: Shows, Giruá Crioulo, Esporte e Lazer, Cultura e Desenvolvimento Humano.

A Comissão Organizadora das Festividades é formada pela Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert, pela Primeira-Dama Carolina Konzen Thomas, pela Secretária Interina de Promoção Humana Silvane Figueiredo, pelo Coordenador Administrativo Fernando Prestes e pela Assessora de Cultura Rose Mari Preischardt.

A Secretária Fátima apresentou a programação e passou a palavra a Primeira-Dama Carolina que falou em nome da Comissão. Ela explicou que o que foi apresentado é um esboço do que virá nos próximos meses, porque mais atividades poderão ser acrescentadas e, também, porque a comunidade giruaense é quem realmente fará esse sonho se concretizar.

O Prefeito Fabiam Thomas vai além e assegura que o próximo ano será inteiro de muito trabalho e comemoração. Em sua fala, explicou que toda a programação tem uma razão maior, às vezes explícita, às vezes nas entrelinhas.

A extensa lista de atividades esportivas, por exemplo, foi pensada a fim de incentivar possíveis novos talentos do município. Para o Prefeito, bons exemplos marcam as pessoas, então trazê-los é uma forma de fazer com que os desportistas de Giruá se unam para fomentar a criação de times municipais.

Já o eixo “Giruá Crioulo” tem o objetivo de fazer com que toda a comunidade visite, conheça a riqueza cultural existente no CTG e também nos Piquetes e passe a valorizá-la ainda mais. Para isso, os principais eventos serão o já tradicional Rodeio Crioulo e também o Desafio Estadual Artístico Cultural de CTGs que acontecerá nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Entre as ações da linha do Desenvolvimento Humano, estão o Encontro Regional de Mulheres, a 6ª edição do Casamento Comunitário e o Baile Regional da Terceira Idade. Essas ações visam a interação, o comprometimento social, a pesquisa e a difusão de conhecimento.

O concurso “Giruá em Poesia” e o Festival “Um Canto de Amor a Giruá” são duas das várias iniciativas culturais que movimentarão a região nos próximos meses. A Festa do Butiá, em sua primeira edição internacional, trará tudo de melhor da gastronomia e do artesanato que pode ser feito com a fruta símbolo do município. Ainda nesse contexto, a história dos 60 anos de emancipação político-administrativa será contada pela Escola de Samba Acadêmicos do Improviso, no Carnaval de Santo Ângelo.

Toda a programação cultural foi montada com a finalidade de deixar um legado para gerações futuras, com produções literárias, composições musicais e valorização do artesanato. “Giruá ainda não possui um material oficial que represente nossas riquezas e é isso que queremos: publicações sérias, profundas e de qualidade que versem sobre nosso município.”, explicou o Prefeito.

Na parte dos shows, a programação é ampla, indo do Gospel ao Rock, com atrações escolhidas para agradar aos mais diversos públicos. Serão momentos de espiritualidade, de dança e de apreciação para que desde a criança até o idoso tenha oportunidade de assistir gratuitamente a belos espetáculos.

Encerrando a cerimônia de lançamento da Programação dos 60 anos, o Prefeito Fabiam afirmou que esse não é apenas um emaranhado de shows e atos, é a história de Giruá sendo representada nas mais diversas formas. O Prefeito ainda explicou que essa agenda é flexível e que, na verdade, quem fará desse um ano histórico de comemoração serão os giruaenses, sempre muito orgulhosos da sua Capital da Produtividade.

Confira a Programação Completa dos 60 anos de Giruá:

Dezembro:

12/12/14 – “Giruá em Poesia” – Concurso

12/12/14 – Lançamento Projeto do Livro “Giruá, 60 Anos de Históroa”

13/12/14 – Natal da Criança – Show infantil

18/12/14 – Comemoração ao Dia da Bíblia – Show Gospel Nacional

28/12/14 – Baile Regional da 3ª Idade

- Show Rock de Galpão

Janeiro:

03/01/15 – Sinfonia dos 60 anos

07/01/15 – Encontro Regional de Mulheres

11 e 18/01/15 – Etapa Regional de Esporte a Motor

22 à 26/01/15 – 27° Rodeio Crioulo de Giruá

28/01/2015 – 10° Bolo Festivo de Aniversário

28/01/15 – 6° Casamento Comunitário

28/01/15 – 2ª Rústica “Vale dos Butiazais”

28/01/15 – Troféu Destaque e Produtividade – 2014/2015

29, 30 e 31/01/15 – Taça Nacional de Futsal

Fevereiro:

06 e 07/02/15 – Desafio Estadual Artístico Cultural de CTGs.

- Homenagem da Escola de Samba “Acadêmicos do Improviso” a Giruá no Carnaval de Rua de Santo Ângelo

Março:

05 a 08/03/15 – Festa Internacional do Butiá

05 a 08/03/15 – “Um Canto de Amor a Giruá” – Festival de Composição e Interpretação

Escolha da “ Rainha dos 60 Anos de Giruá