Programa giruaense está entre os 12 escolhidos do estado para livro do PGP

O GAP foi escolhido para fazer parte de um libro que conta com os melhores projetos da história do Prêmio Gestor Público

O Grupo de Apoio Psicossocial a Criança e ao Adolescente que oferece acompanhamento completo para pessoas em condições de risco e vulnerabilidade social já foi bastante premiado pelo PGP e agora está em livro que conta com os melhores projetos da história da Premiação.

A solenidade do 13º Prêmio Gestor Público realizada na noite da terça-feira (11) contou com uma novidade. Em homenagem aos 12 anos do Prêmio, o Sindifisco-RS e a Afisvec lançaram, na abertura do evento, o livro "Boas Ideias Mudando Vidas”.

A publicação apresenta 12 projetos vencedores do Prêmio Gestor Público, desde 2002, que continuam sendo executados atualmente e apresentaram evolução. O livro contém 228 páginas com histórias, relatos, fotografias e resultados alcançados por essas iniciativas municipais.

Giruá está entre os escolhidos pelas atividades pioneiras e inovadoras realizadas com o Grupo de Apoio Psicossocial a Criança e ao Adolescente (GAP), na Secretaria de Promoção Humana. Esse Programa foi reconhecido com o Troféu Famurs 35 anos, em 2011, uma das mais importantes graduações do Prêmio Gestor Público, com o qual já foi laureado 5 vezes, inclusive nesse ano, em que recebeu Menção Honrosa pela continuidade do programa.

Para o Prefeito Fabiam Thomas, a participação nesse livro representa a consagração total do GAP e cria um selo de qualidade muito robusto sobre o Projeto. Nesses 12 anos de PGP quase duas mil iniciativas de municípios gaúchos passaram pela análise da Comissão Avaliadora, formada por Auditores-Fiscais da Receita Estadual. “Estar entre os 12 escolhidos para compor essa publicação representa uma grande honra para Giruá”, comemorou Fabiam.

O Prefeito afirmou que quem garante os bons resultados desse Projeto é a equipe que deve ser parabenizada indistintamente: “agradecemos a Primeira-Dama Carolina Konzen Thomas, que recebeu a missão de idealizar o GAP em 2010, a Secretária Silvane Figueiredo que continua coordenando os trabalhos atualmente, a equipe técnica e também de estrutura e limpeza, que dão as condições necessárias para que essa clínica montada pelo Governo Municipal seja a referência que é.”

Ainda para Fabiam, todos os projetos giruaenses estão no mesmo nível de qualidade do GAP, mas a forma como ele foi compreendido pelos técnicos realmente mostra que ele é uma das melhores iniciativas do estado. Ele acredita que a participação no livro renderá muitos frutos no futuro porque essa publicação vai rodar o Brasil e todos poderão conhecer melhor esse trabalho giruaense e até usá-lo como referência para construção de novos projetos em benefício de pessoas de diferentes regiões.

Conheça um pouco do premiado trabalho realizado pelo GAP

O Grupo de Apoio Psicossocial a Criança e ao Adolescente, por meio de sua equipe multiprofissional, composta por duas psicólogas, duas assistentes sociais e uma psicopedagoga, presta aproximadamente 7 mil atendimentos anuais. O trabalho do GAP é voltado para pessoas em condições de risco e vulnerabilidade social, o que abarca conflitos com a lei, problemas com drogas, abandono, afastamento dos pais biológicos, maus tratos, abuso e violência sexual, má conduta psicossocial, atrasos no desenvolvimento, defasagens pedagógicas e transtornos emocionais.

As crianças e adolescentes podem ser encaminhados de várias formas: pelo Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Escola, indicação médica ou demanda espontânea, que é quando a própria família pede ajuda para a Secretaria de Promoção Humana.

Através de agendamento prévio das atividades, atualmente mais de 150 crianças e adolescentes são atendidos por semana na Casa da Família. São realizadas avaliações e atendimentos clínicos, individuais e em grupos, reuniões e também encaminhamentos para a rede de apoio de casos mais graves que necessitam de tratamento médico.

Os beneficiários permanecem em acompanhamento até que a demanda pela qual foram encaminhados seja sanada. Semestralmente todos os casos são avaliados em reuniões com os profissionais envolvidos no tratamento, a intenção é perceber se houve evolução do quadro inicial, para que as altas ou encaminhamentos sejam efetivados.

Além desse trabalho, a equipe realiza visitação as famílias e as escolas, onde são realizadas palestras educacionais para os pais e avaliação do comportamento em grupo das crianças e adolescentes atendidos pelo programa.

Para a coordenadora do GAP, Adriana Beck, o serviço prestado pela equipe tem o objetivo maior de garantir pleno direito nas áreas da saúde, educação e assistência social para esses pequenos giruaenses em condições de risco e vulnerabilidade. Ainda segundo ela, a partir desse contato com diferentes realidades, fica evidente a importância da família e de suas funções na constituição do sujeito e também da tarefa de acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças.