VRS-867: Comissão de Monitoramento realiza mais uma reunião

Na manhã da sexta-feira (28), o Prefeito de Giruá, Fabiam Thomas, acompanhado do Prefeito de Senador Salgado Filho Norton Matter, recebeu em seu Gabinete representantes da comunidade, do Poder Judiciário, de entidades e do Legislativo Municipal para mais uma reunião da Comissão de Monitoramento das Obras de Asfaltamento da VRS-867, que liga as duas cidades.

A reunião dá sequência a uma série de encontros que vêm acontecendo desde a assinatura da ordem de início dessa pavimentação. O objetivo desses encontros é avaliar o andamento das obras, o cumprimento do cronograma e as atividades previstas para os próximos meses, proporcionando, assim, transparência a todo o processo de asfaltamento da VRS.

Os gestores municipais, representantes da empresa Conterra e do DAER haviam reunido-se pela última vez em agosto, sendo que os encontros foram suspensos durante o período eleitoral para que não houvesse qualquer possibilidade de envolvimento político nessa pauta. Na última semana, os trabalhos da Comissão foram retomados e os membros convidados a participar.

Pela primeira vez desde que aceitaram prestar essas informações periodicamente, os representantes da empresa responsável e do DAER não estiveram presentes, o que causou estranhamento em todos os convidados. Ambos justificaram sua ausência com o atraso no deslocamento para Giruá.

O Prefeito Fabiam lembrou que não faz parte das obrigações tanto da empresa quanto do DAER participar desses encontros, mas que os dois haviam assumido esse compromisso perante a comunidade. Mesmo com o não-comparecimento desavisado, os Prefeitos tranquilizaram os presentes a respeito da confiança no andamento das obras, afirmando que essa falta não representa necessariamente um retrocesso no tão esperado processo de pavimentação.

Lembraram ainda que, pela primeira vez nesses 30 anos de espera, a obra já conta com todos os licenciamentos ambientais necessários, contrato firmado com empresa e dinheiro depositado em conta, o que dá mais credibilidade ao projeto.

Nessa semana, os Prefeitos entrarão em contato com o DAER e com a Empresa Conterra a fim de buscar as informações que deveriam ser passadas no ato de sexta-feira. O Prefeito Fabiam também convidou todos os representantes de entidades que estiveram presentes a participarem da Comissão, buscando demonstrar ainda mais a força comunitária dos dois municípios.