Governo Municipal participa de reunião de planejamento do Censo Demográfico 2022

Na tarde da segunda-feira, 29 de novembro, o Governo Municipal, através das Secretarias de Administração, Planejamento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Gabinete Municipal e Emater, reuniu-se com os coordenadores do IBGE, Henrique Sauer e Isabel Taís Moreira. O encontrou objetivou apresentar às autoridades e lideranças presentes a equipe do IBGE, informar sobre como e quando será feito o trabalho em campo e ainda reforçar sobre a importância da realização do Censo, tendo em vista que os dados do Censo Demográfico 2022 servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

Além de participar informações sobre o processo e como se dará sua realização, os coordenadores também solicitaram o apoio do executivo a fim de viabilizar a formação e acolhimento da equipe censitária, que no período do Censo, tem seu quadro acrescido de expressivos contingentes de contratados temporários, que precisarão ser selecionados e treinados para desenvolver com êxito o trabalho de captação de dados; solicitação esta que de pronto foi acolhida pelo Governo Municipal.

O Censo Demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das

suas características socioeconômicas. Seu resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década. Fazer um censo demográfico em um país como o

Brasil é uma operação complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km2, visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal.

Participaram do encontro a secretária de Administração, Tanise Maciel Weschenfelder, secretário de Planejamento Econômico, Antônio Carlos Dalla Costa, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Nirton Duarte, coordenador regional de Agricultura, Airton Beutinger, assessora de gabinete, Mariane Lottermann, o técnico da Emater, Charles Fernantes, representantes de empresas locais, imprensa e demais integrantes do governo.