Secretaria de Trabalho e Cidadania inaugurará nova sede

Secretaria de Trabalho e Cidadania inaugura nova sede em 30/04

Em alusão ao Dia do Trabalho, comemorado no feriado nacional de 1º de maio, o Governo Municipal convida a comunidade local para o ato de inauguração da nova sede da Secretaria de Trabalho e Cidadania (SMTC). O evento ocorrerá no dia 30 de abril, as 09h, na Rua Dr. Bozzano, 82, próximo ao Corpo de Bombeiros. Além dos serviços já prestados pelo SMTC, como o alistamento militar, fornecimento de documentos pessoais e o PROCON, duas novas estruturas serão apresentadas aos giruaenses, diretamente relacionadas com a estratégia da qualificação profissional e da inclusão social e ao mercado de trabalho: a "Escola de Emprego" e o espaço "Giruá.com".

A Escola de Emprego possibilitará a concentração das atividades de formação profissional. O espaço abrigará os cursos de qualificação ofertados pelo Governo Municipal, principalmente os viabilizados através da parceria com o Pronatec. Foram montadas salas de aula, de professores e de reuniões, além de oficinas de imagem pessoal e corte e costura. Simultaneamente, até 200 alunos poderão ser atendidos pela Escola, com acesso a recursos tecnológicos e sala de estudos.

Um misto de telecentro, infoteca, lan house pública e sala para cursos de informática, forma o espaço "Giruá.com". De início, serão 20 computadores e acesso gratuito a internet, possibilitando não apenas a realização de cursos de formação, mas pesquisas e trabalhos escolares, e o próprio acesso a internet por parte de quem não dispõe de equipamentos e/ou internet, tudo supervisionado e dirigido por monitores capacitados.

Além da locação de um prédio para abrigar a Secretaria, foram realizados investimentos para transformar o ambiente de acordo com a demanda existente, bem como adquiridos equipamentos e reformados espaços danificados. Para viabilizar a nova sede da Secretaria, foi construída uma parceria estratégica com a Secretaria Municipal de Promoção Humana (SMPH), que alocou recursos orçamentários para equipar e manter os espaços, assegurando a priorização das vagas e do atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social, seja com relação a qualificação profissional, seja com relação a intermediação da mão-de-obra e ascensão no mercado de trabalho. O acordo estratégico foi firmado entre os Secretários Cláudio Amaral (SMTC) e Carolina Konzen Thomas (SMPH), no início do ano de 2014.

O projeto é pioneiro, e garantirá aos giruaenses um nível diferenciado de atendimento na área do desenvolvimento social e da qualificação profissional. O Município de Giruá ocupa posição destacada no Estado do Rio Grande do Sul, no que se refere a oferta de vagas em cursos de qualificação para a população. Os cursos oferecidos são gratuitos, e aos alunos inscritos, além do material didático, é paga uma bolsa-auxílio, nos casos em que a formação cabe ao Instituto Federal de Educação e ao chamado "Sistema S" (Senac, Senat, Senai e Sesi).