Inaugurada a nova Secretaria de Trabalho e Cidadania

Inaugurada a nova Secretaria de Trabalho e Cidadania

O dia 30 de abril foi marcante para o Governo Municipal. Como forma de prestar homenagem aos trabalhadores giruaenses, foi entregue a comunidade a nova sede da Secretaria de Trabalho e Cidadania (STC), localizada na Rua Dr. Bozzano nº 182, próxima ao Corpo de Bombeiros. A solenidade contou a presença do Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, Vice-Prefeito Elton Mentges, Secretário de Trabalho e Cidadania, Cláudio Amaral, do Delegado Regional da FGTAS, Rafael Rufino, Vereadores Ernani Zagonel e Alex Sandro Gomes, Secretários Carolina Konzen Thomas, Fátima Ehlert, Raquelli Menin, Alajuiara Brum, Ernani Lausmann, Márcio Silva, Juarez Londero, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação dos Estudantes, Sindicato dos Municipários, Jornais Folha Giruaense e O Butiá, Rádios Giruá e Alternativa e do Clic Giruá. Também prestigiaram o ato as alunas e professores do curso "Cozinha Brasil", do SESI.

Foi apresentado aos presentes, pelo Prefeito Fabiam Thomas e pelo Secretário Cláudio Amaral o projeto de expansão da STC, que abrange não apenas a disponibilização de uma estrutura própria para o atendimento mensal das centenas de giruaenses que buscam os serviços da Secretaria, mas também dois novos Programas que estarão sendo executados, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Humana: o espaço Giruá.com e a Escola de Emprego.

Pioneiros, os projetos foram elogiados pelo Delegado Regional do FGTAS, Rafael Rufino, o qual referiu que servirão de exemplo para a região. A Escola de Emprego consiste na concentração das atividades de formação profissional, e abrigará todos os cursos de qualificação ofertados pelo Governo Municipal. Serão sete salas de aula, todas equipadas com modernos equipamentos e com sinal de internet, e mais duas salas de convivência para os alunos e sala reservada aos professores. Duas oficinas já estão montadas, nas áreas de imagem pessoal (manicure, pedicure e cabeleireiro) e corte e costura, para as aulas práticas. A Escola de Emprego poderá atender, simultaneamente, mais de 200 alunos, e todos os cursos oferecidos no espaço serão gratuitos aos giruaenses.

Já o Giruá.com, que também dialoga com a formação profissional, foi pensado em razão da ligação total da informática com o cotidiano da nossa população. Não somente cursos na área serão desenvolvidos no local, mas também a garantia de acesso gratuito de todos à internet. Consultas em geral, trabalhos escolares, grupos de estudo, enfim, todas as facilidades estarão sendo disponibilizadas a população, sobretudo àqueles que não dispõem de computadores e/ou acesso a internet. Os próprios alunos matriculados na Escola de Emprego terão acesso ao espaço, nos intervalos das aulas, para realizar pesquisas individuais ou coletivas.

Para viabilizar todas estas estrutura foi construída uma parceria estratégica com a Secretaria Municipal de Promoção Humana (SMPH), que alocou recursos orçamentários para equipar e manter os espaços, assegurando a priorização das vagas e do atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social, seja com relação a qualificação profissional, seja com relação a intermediação da mão-de-obra e ascensão no mercado de trabalho. O acordo estratégico foi firmado entre os Secretários Cláudio Amaral (SMTC) e Carolina Konzen Thomas (SMPH), no início do ano de 2014, e agora está a disposição dos giruaenses.

Giruá é o município que mais disponibiliza vagas de cursos profissionalizantes através do PRONATEC, considerando nossa região e o número de habitantes. Somente no 1º semestre, serão 35 cursos, totalmente gratuitos, ministrados pelo Senac, Sesi, Senai e Senat, totalizando cerca de 700 vagas. Para o 2º semestre, pelo menos mais 500 vagas deverão ser abertas, o que corresponde a formação de 1.200 giruaenses somente em 2014.