Aula Inaugural Escola de Emprego abordou o Empreendedorismo

O palestrante foi Eduardo Loureiro, que discorreu sobre o empreendedorismo

Aula Inaugural da Escola de Emprego abordou o tema Empreendedorismo

A Secretaria de Trabalho e Cidadania (SMTC), que recentemente disponibilizou a comunidade suas novas instalações, inovou também ao propor dois novos projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Humana (SMPH): a Escola de Emprego e o espaço Giruá.com.

Contando com a presença de mais de 100 alunos, matriculados nos cursos técnicos do Pronatec ministrados pelo Senac, Senat e Sesi, ocorreu no dia 26 de maio a aula inaugural da Escola de Emprego, junto ao Centro Cultural Adelina Dias. O palestrante foi Eduardo Loureiro, que discorreu sobre o empreendedorismo. Eduardo Loureiro é professor universitário na URI e no IESA, e também dirige o Jornal das Missões e a Rádio Santo Ângelo. Foi Prefeito de Santo Ângelo por dois mandatos (2005 a 2012), Presidente da Associação dos Municípios das Missões, e recebeu prêmios como Prefeito Empreendedor, do Sebrae, Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, e reconhecimento nacional do Conselho Regional de Administração, dentre outras láureas.

A palestra buscou instigar os alunos matriculados nos cursos técnicos o autoconhecimento acerca do perfil empreendedor, socializando técnicas e conhecimentos sobre este importante tema. "O Brasil é tido como um dos países mais empreendedores do mundo, mas a taxa de mortalidade das empresas ainda é muito alta. Dados do IBGE revelam que quase a metade dos novos negócios não chegam a completar três anos de atividades. Fecham antes. Por isso, desenvolver habilidades e competências específicas, voltadas ao empreendedorismo, é fundamental", destaca o palestrante.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, o Secretário Cláudio Amaral, a imprensa local, e os representantes do Senac, Sest-Senat e Senai, Srs. Adriano, Patrícia e Mello, os quais reconheceram os esforços do Executivo em proporcionar condições para que os alunos desenvolvam o aprendizado dentro da plataforma do Pronatec. Cláudio Amaral acolheu a todos, e demonstrou a busca por cada vez melhores espaços e oportunidades para quem deseja a qualificação profissional em Giruá. Ao final, agradeceu os investimentos públicos e a disponibilidade do palestrante Eduardo Loureiro em contribuir com este processo. O Prefeito Fabiam Thomas lembrou a todos que no passado o que definia a possibilidade de uma boa qualificação técnica e profissional era o dinheiro, pois cursos de alto rendimento custavam consideráveis somas, e somente poucos tinham acesso. Após reiterar os agradecimentos ao amigo Eduardo Loureiro, profissional de qualificação reconhecida em todo o Estado e líder de muitas lutas pelo desenvolvimento regional, Fabiam Thomas registrou: "Hoje os tempos são outros, graças a Deus; e estamos contentes em poder oferecer aos alunos, jovens e adultos, um prédio dotado de todas as condições para que o conhecimento possa ser transmitido com dignidade e conforto, e mais contentes ainda por poder viabilizar esta parceria de sucesso com o Sistema S, que oferece cursos técnicos de renome de forma gratuita aos giruaenses, com material didático incluído e bolsa-alimentação.