11ª FESTA DO BUTIÁ

Exposições, artesanato, gastronomia, shows, emoções e muito mais...

A Festa do Butiá que neste ano de 2017 é realizada em sua 11ª edição vem surpreendendo na qualidade dos produtos expostos e comercializados, bem como na organização e alegria dos artistas locais e regionais que realizam apresentações em alto nível.

Na noite de quinta-feira, dia 06 de abril, aconteceu a abertura oficial na presença de grande público e renomadas autoridades. O prefeito Ruben Weimer, declarou abertura oficial da Festa do Butiá, após mencionar que Giruá está de parabéns, por ser uma terra tão rica na diversidade de produtos e pessoas com tamanha criatividade que transformam o butiá, bem como as folhas do butiazeiro em verdadeiras obras de arte e saborosos produtos, aprimorando a gastronomia do município. Através da Festa do Butiá, ampliamos e valorizamos a cultura de todo município e de todas as gerações, interligando o passado ao presente, almejando um futuro próspero com base a novas perspectivas do símbolo giruaense, o butiazeiro.

A Festa do Butiá é um evento Organizado pela Prefeitura Municipal, sendo oferecida gratuitamente para todos os expositores, bem como, para o público que visita o parque nestes quatro dias. Para finalizar, Ruben Weimer observou que além das atrações e shows que fazem parte da programação, o intuito principal, é a valorização da cultura, que trabalha de forma muito criativa a transformação do butiá e do butiazeiro, através do artesanato e gastronomia, agregando valor e renda as famílias giruaenses.

Logo após atos oficiais, todos foram brindados com a apresentação musical de Rogério Magrão e Banda, patrocinado pelas Lojas Becker, através da Lei de Incentivo a Cultura do Governo Federal.

O Butiá, sendo o fruto da árvore símbolo de Giruá (o butiazeiro), está entre os frutos mais estudados junto a Universidades e órgãos como, por exemplo, a Embrapa.  Na sexta-feira, dia 7, a Administração Municipal, juntamente com a Associação Ecobutiá realizaram o 1º Café com Butiá e logo após, Seminário sobre Perspectivas para o Butiá, tendo por objetivo promover o encontro entre os diferentes setores envolvidos com o processo de valorização do butiá no estado do Rio Grande do Sul, visando fazer uma análise da caminhada até o momento e projetar novas perspectivas, especialmente no que diz respeito a pesquisa, produção, comercialização, consumo e turismo ligados a fruta e seus derivados, através dos seguintes painéis:

·         Processos produtivos e articulações de grupos de produção na região – André Camargo da Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (AREDE) de Santa Rosa.

·         Articulações de distribuição e comercialização de Frutas Nativas – Alvir Longui do Centro de Estudos de Tecnologias Alternativas e Populares e Cadeia Solidária das Frutas Nativas (CETAP) de Passo Fundo.

·         Perspectivas de Turismo através da Rota dos Butiazais – Marene Marchi, Rebeca Fernandes e Marcelo Eslaban da Embrapa Clima Temperado de Pelotas.

·         Valores Nutritivos do butiá – Josué Martins da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de Porto Alegre.

Na presença do prefeito Ruben Weimer, do vice-prefeito Antonio Carlos Dalla Costa e do presidente da Câmara de Vereadores Luiz Fernando Copeti Desbessel, além dos painéis acima, participaram com temas sobre as perspectivas do butiá, Gabiela Coelho de Souza e Juliana Machado – coordenadoras do Programa de Pós Graduação do Desenvolvimento Rural e Leonardo Urrtch, Silvano Martens e Alexandre Húler da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) de Porto Alegre.

O seminário também contou com a presença de integrantes da EMATER/RS Regional e Municipal, Secretários Municipais, Vereadores, Assessor Parlamentar do Dep. Federal Luiz Carlos Heinze – Edemar Schonenwald, Coordenadores do curso de Agronomia da SETREM, Coordenador do Viveiro Regional de Mudas da UNIJUÍ, presidentes de entidades, produtores rurais e expositores da Festa do Butiá.

E para encerrar mais um dia de intensas atividades e comercialização, no palco de shows, foi apresentada a nova coleção outono/inverno da APOENA da loja Passo Certo. E para fechar a noite, com a área de shows completamente lotada, mais uma super apresentação, desta vez com o garotinho Lucas Hernandes da cidade de Santo Cristo que encantou ao público de todas as idades e surpreendeu com seu vasto repertório musical. Na oportunidade foram captadas imagens que estarão integrando o novo clipe musical que será lançado oficialmente nas próximas semanas.

* Álbum de Fotos.

Confirma a programação:  http://www.festadobutia.com.br/programacao.html