CERTIFICAÇÃO DO BUTIÁ EM PAUTA

Administração Municipal juntamente com entidades e associações, está em busca da Certificação de Agroflorestal e Extrativismo do Butiazeiro.

CERTIFICAÇÃO DO BUTIÁ EM PAUTA

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou importante encontro na manha da quarta-feira, dia 14 junho, juntamente com integrantes da EMATER e Professores da SETREM, onde na oportunidade o Sr. Alexandre Huller, Técnico Ambiental do Balcão de Licenciamento Ambiental de Santa Rosa, expôs sobre a Certificação de Agroflorestal e Extrativismo do Butiazeiro.

Foram explanados sobre todas as etapas que compreendem o extrativismo desta planta, pois a árvore do butiá é utilizada no artesanato através de suas folhas, bem como na culinária através dos seus frutos. A Certificação, é um processo necessário para que a forma de utilização desta planta e fruto proceda dentro das normas legais exigidas, para que o aproveitamento por parte de associações e pessoas que se utilizam desta matéria prima possam dar continuidade a exploração e venda.

O Vice-prefeito Antonio Carlos Dalla Costa que participou do encontro salientou que é um processo de adequação necessário, para aprimorar ainda mais o profissionalismo de que se utiliza desta planta para captar recursos extras para familiares e associações, tendo em vista, que um bom manejo e extração de forma correta, estarão garantindo a manutenção e ampliação da espécie, o butiá.

Uma das associações mais presentes na questão da utilização do butiá é a Eco Butiá, que busca juntamente com produtores o licenciamento para que possa dar sequência aos negócios, sempre garantindo produtos de qualidade para seus clientes. A Eco Butiá dispõe para venda diversos artigos de artesanato e gastronomia, no Quiosque localizado na Perimetral, ao lado da RS 344, próximo ao trevo de acesso a Giruá.